sexta-feira, 25 de abril de 2008

À Beira de Um Abismo


Ditar o tom na hora certa...
Dormir de boca aberta...
Sentar à beira de um abismo e dizer:
''Eu estou seguro''
Sentir no vai e vem do dia a dia o sedutor movimento de tuas pernas.
E a cada mordida, desejar que as marcas fossem eternas.

Sentar à beira de um abismo...
Chorar no canto da cama...
Parar derrepente e começar a sorrir...
Quem entende a própria alma?
Vive a tristeza sem se esquecer dos momentos felizes...
Suspira...
Chora...
Mas sempre sorri novamente.

Subir as escadas do céu...
Conter os desejos impuros...
Pensar nos detalhes da festa...
Dizer que a amo cem vezes ao dia...
Perde-la sem antes me encontrar...
Morrer antes de desejar um impulso mais a esse corpo velho e cansado...
Passando os ultimos dias sentado...
Sem atos de heroísmo...
Não morto mas paralisado...
À beira desse grande abismo

José Fernandes de Oliveira Filho (Peixe)


quinta-feira, 24 de abril de 2008

I Lost My Hero


I

O lamento, invariavelmente, possibilita mostrar, somente a perda...
Por si só, esmagadora.

Eu perdi o meu herói, que, como todo herói, tinha super poderes. Naquela noite estranha, cenário de uma dor esperada, eu vi ir embora uma grande pessoa, eu vi morrer um grande homem, que mesmo sem forças lutava por mais alguns segundos, que mesmo lutando, conservava o seu semblante calmo e acolhedor. Eu morri ali com ele por alguns minutos e não consegui gerenciar meus, até então, impassíveis, sentimentos. Me debati e por algum tempo não podia acreditar no que via

II

A dor é diferente em cada ser.
Cada qual a expressa de forma a acompanhar sua confusa identidade espiritual

Confesso que não chorei de imediato. Na verdade eu, simplesmente, não queria aceitar. Por longos minutos me imaginei em um tenebroso sonho infeliz, me imaginei longe dali, tão longe... Mas meus temores se confirmaram e eu não mais me fitei. Olhei em volta e percebi que meu sofrimento não era único , que a dor nascera ali de forma genérica, aí sim chorei, pois com tantas testemunhas haveria de ser mesmo verdade.

III

A esperança é o conforto do que crê.
O estigma do eterno cético.
A melhor amiga do incapaz.

Dali em diante, tudo desabara. Era de bom senso aceitar um fato novo e terrivelmente triste. Era necessário avisar a todos e por mais difícil que parecesse ser, recebê-los para a despedida. Era preciso tomar as providencias para que um novo lar o recebesse. Talvez o pior momento foi vê-lo sendo levado, pois havia a certeza de que dali ele não voltaria mais. Foi assim que meus pensamentos tomaram um rumo confuso, desacertado e intraduzivel, e assim ficaram até dar lugar a esperança de que Deus o guiasse pelos caminhos de luz que levam a Ele.

IV

Quando alguem se vai, leva pouco da gente e deixa um pouco de si também e é essa troca que faz com que sempre tenhamos um pouco um do outro.

Hoje eu consigo voltar a mente àquela noite e ainda confuso me proponho a aceitar, afinal a morte é uma etapa da vida e se ela existe é porque tem que existir, o que deve ficar realmente são as lembranças do meu querido velho que foi, sem duvida nenhuma, um grande exemplo de caráter, honestidade, coragem, perseverança, amor e honra extrema, um ser que o próprio Deus se orgulhou de ter criado. A esse Deus, deixo minha eterna gratidão por ter podido fazer parte da vida desse homem incrível , de ter tido a honra de ser seu filho, de ter conhecido esse verdadeiro HERÓI.

José Fernandes de Oliveira Filho (Dedicado ao grande amor da minha vida, meu pai)

Teus Olhos

Você tem olhos estranhos.
Pequenos e fundos.
Me lembro de quando os vi
ainda abertos.
Dois pequenos limoes...

Você tem olhos expressivos.
Brilhantes e intensos.
Me lembro de quando eles
me olhavam com orgulho.
Duas perolas...

Você tem olhos sensiveis.
Sinceros e tristes.
Me lembro de tê-lo visto chorar
sozinho em teu quarto
Duas nascentes...

Você tem os olhos mais lindos do mundo.
Nao podem me verar agora ao seu lado.
mas registraram imagens incriveis.
Ja os meus, nao podem vê-lo mais se mover
porem ainda choram à despedida.
Sabe, velho, teus olhos sao duas saudades...

José Fernandes de Oliveira Filho (Dedicado ao grande amor da minha vida, meu pai)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Par Perfeito


Aquela que só pode ser definida com a alma... (Vou dar uma de poetinha hehehe)

...Ela fica tao linda a luz do sol... os olhinhos semi cerrados se protegendo instintivamente... aquele cabelo preto que cobre parte do rosto, que outrora se banhou em lagrimas, dá a ela um ar inocente... aquela boca, que só existe para me provocar, como que esperando que eu a toque com a minha, que só deveria existir para beija-la... e o rosto... o rosto, se nao tivesse sido criado por Deus, eu diria que demorou toda a eternidade para ser imaginado, tamanha a perfeiçao, até mesmo nos pequenos defeitos, defeitos esses que só seriam realmente defeitos se estivessem em qualquer outro rosto senao o dela... no entanto tudo isso nao é nada comparado a sua força estoicista***, que parece ser indestrutivel... que contagia... que faz refletir... que emociona... que a torna capaz de, mesmo conhecendo um sofrimento dantesco, dar um sorriso tao doce que te faz apaixonar imediatamente... Ser dela deve ser uma honra incomensuravel... honra devotada...honra eterna... ser dela deve ser, simplesmente, chegar o mais proximo possivel da felicidade... Eis a sua definiçao pequena...


*** Estoicismo é uma doutrina filosófica que afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos divino, fundada no século III a.C. por Zenão de Cítio (longa historia, interessante como tudo que envolve a filosofia, porem longa). O Aurelio define o ser Estoico como: ''aquele que revela fortaleza de ânimo e austeridade. Impassível; imperturbável;'' mas é muito mais que isso, acredite...


sexta-feira, 11 de abril de 2008

O Melhor de Mim

Para Você



O Melhor de Mim

Venha e se divirta... Seja quem você nunca foi... Seja aquela que só é quando esta sozinha... Nao beba dessa agua, ou beba, faça o que quiser fazer... O seu silencio só é bem vindo se for te fazer bem... E se quiser contar comigo, conte, mas nao enlouqueça antes da hora, nao se esqueça de quem você é, para que eu nunca me esqueça de você.
Você surgiu tao calada, nao disse nada e por nada dizer me chamou a atençao, confesso que fiquei curioso em relaçao aquela coisa que só nós dois sabemos e quando descobri a verdade me encantei de tal forma que parecia uma criança que come seu primeiro chocolate. Porque as coisas que queremos com a alma, são as que mais demoramos a ter? Oh meu amor... é como se você lêsse a minha mente, um passo depois do outro e no final a grande celebraçao, celebre minha pequena, enquanto nos unimos em um só corpo, suado e puro. Oh meu amor... você faz de mim o melhor e por isso sempre terá o melhor de mim, de todas as minhas paixoes você será a unica que nunca terá fim.
Vemos o mundo com olhos assustados, olhos que esperam aceitaçao. Você me ensinou a libertar as minhas ansiendades, me ensinou que tentar dominar meus proprios sentimentos é uma tolice desnecessaria, me fez descobrir qual é o meu combustivel, entao meu amor, eu subo até você, e me embriago de sentimentos aos quais me deixo dominar por completo sem tentar entendê-los, transformando a razao em pó a ser soprado.
Enfim, devo dizer que em todas essas noites, te ver, era o bastante para fazer com que, ao acordar em cada manha, eu me sentisse uma pessoa cada vez mais viva, sem medo de morrer, pois a mais infeliz das pessoas é aquele que morre sem ter vivido. Oh meu amor, você fez de mim o melhor... e o melhor de mim é você, minha pequena.

José Fernande de Oliveira Filho (Peixe)

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Perfeiçao




Perfeição

Algumas pessoas tem o grave defeito de exigir perfeição nos outros, isso seria o mesmo que exigir uma revisão na lista que define o que é ou deixa de ser, pecado. Sinceramente, se existe alguém perfeito neste mundo eu espero não conhecê-lo nunca, pois não deve haver pecado maior do que ser perfeito. Talvez, e só talvez, não haja uma definição aceitável para ''perfeito'', tal termo, na minha opinião, está associado ao ponto de vista de cada um, pois o que parece perfeito pra mim, talvez seja muito pouco pra você.
Ouvir ''Grey Street''** enquanto diagnostico pra mim mesmo o meu ideal de perfeição pode parecer tedioso e extremamente insano para alguém que acha a letra do ''Creu'' algo erótico, e convenhamos, a letra do ''Creu'', que para mim está longe de ser algo que mereça minha atenção, pra muita gente é quase um hino, uma ideologia.
Perfeição talvez seja o conjunto de todas as qualidades existentes reunidas em uma só unidade, todavia se tomássemos como unidade uma pessoa qualquer, mais cedo ou mais tarde haveríamos de achar nela algum defeito, '' ...ela fala tão baixo que não consigo escuta-la... '' ou '' ...como esse cara consegue ser tão chato com todo esse papo sobre virtudes, tá sempre corrigindo alguém.... ''. Se entendêssemos como perfeição, a ausência total de defeitos, o ser perfeito seria alguém que nunca se apaixona, pois quem se apaixona sabe que quando outra pessoa se aproxima do ser amado dá uma vontade imensa de quebrar-lhe as pernas para que essa não chegue perto nunca mais. Imagine alguém sem defeitos te levando pra jantar, iria conferir se as cadeiras estão firmes, se os pratos estão limpos, se o garçom é educado e o pior, ia ficar a noite toda sem te fazer rir perdendo assim o momento mais doce que é o de te ver sorrindo... nunca ia te dizer que você o desarma nem que o amor de vocês é digno de lenda, mas seria capaz de te ferir de uma forma que nenhuma lamina, em todo o mundo, fosse capaz de causar ferimento semelhante, caso você lhe contrariasse de alguma forma.

O par perfeito é aquele que te faz sentir calafrios quando toca a sua pele, que te faz sentir necessidade de cantar quando esta junto a ti, que confronta as suas opiniões de um jeito veemente mas de forma ao mesmo tempo doce e maliciosa que te faz melhorar seus argumentos, só para que ela te confronte de uma forma cada vez mais docemente maliciosa.
Perfeição... quem, afinal, precisa disso. Para mim, perfeição sensata é aquela que nos serve como objetivo, pois essa, por mais que tentemos não esta ao nosso alcance... Graças a Deus.

José Fernandes de Oliveira Filho ( Peixe )

** Grey Street - É uma musica de Dave Mathews Band