segunda-feira, 12 de maio de 2008

A Importancia das Religioes

Questionar é preciso, viver também é preciso. Muitos de nós, questionamos determinadas
religiões simplesmente por ser tão fácil compará-las a uma espécie de cabresto ou quem sabe a uma enforcadeira usada por cães. Isso se deve ao obvio pretexto que muitas usam para mantê-lo ''na linha'' usando ameaças indiretas. Ninguém nunca viu um padre dizer a um fiel: '' se você pecar, eu vou te mandar para o inferno'', os lideres religiosos se isentam desta responsabilidade, eles simplesmente lançam tal responsabilidade a Deus: '' Se você pecar, Deus irá manda-lo ao inferno''. Como não há meios conhecidos de se perguntar ao próprio Deus se ele esta disposto a cumprir a ameaça feita pelo seu representante (Que a propósito não possui nenhum certificado emitido pelo próprio Deus), a saída para muitos é simplesmente acatar a orientação do pregador e andar na linha. É exatamente por isso que me sinto grato pela existência das religiões, o homem precisa do mito, pois o mito limita o homem. O mundo é um gigantesco cenário de injustiças das mais variadas, injustiças essas que talvez, e só talvez, existam por ser, o mundo, dominado pelos homens. Se uma criança, por mais vigiada e reprimida que seja consegue achar uma brecha para ''aprontar'', imaginem se a mesma criança fosse simplesmente criada sem nenhuma imposição ou regra, talvez seja uma grande hipocrisia da minha parte afirmar que a humanidade ainda precisa de limites, e grande parte dos limites impostos à ela, vêem exatamente das religiões e é por isso que acho que elas sejam não só importantes como imprescindíveis para a vida... para que os homens tenham um mínimo de respeito pelo próximo.
Eu acredito em Deus por razões pessoais mas não questiono quem não crê em sua existência, muitos argumentos usados, são válidos, pois são opiniões pessoais e algumas são dignas de serem respeitadas, tenho certeza que todo mundo acredita em algo, o próprio ato de não acreditar em Deus, já é por si só uma forma de acreditar em alguma coisa, acreditar em sua não existência.
Embora reconheça a importância das religioes para um convívio mais racional entre os seres ''racionais'', discordo da metodologia utilizada pela maioria delas, muitas não passam de grandes contradições. Muitos que se mostram como santos são tão pecadores como os tidos infiéis. Só sei que talvez tudo isso não passe de uma grande bobagem, uma vez que não existe nenhum juiz capaz de dizer quem esta com a razão, não há nesse mundo ser dotado com o conhecimento da verdade absoluta, e assim sendo talvez nunca teremos um veredito.
Acho que não é racional questionar a fé, muito menos afirmar que pessoas religiosas são menos inteligentes (como algumas pesquisas científicas afirmam), o certo é que há preconceitos em ambas as frentes, tanto pelo lado de quem crê em alguma doutrina, como pelo lado de quem não abre mão do seu ceticismo teológico.

José Fernandes de Oliveira Filho (Peixe)



O meu medo é não sentir mais medo.

Este poema é de um colega poeta chamado Luiz Fernando, me chamou a atençao e, com a permissao do mesmo, resolvi compartilha-lo aqui.


''Para não anestesiar meu medo 
Escrevo.
Sensibilizo-me.
Dou meu endereço.
Ofereço meus versos.
Justifico-me para as flores.
Embriago-me de lírios.
Fotografo o desespero.

Para não anestesiar o meu medo
Alcanço o zênite.
Pinto poesia em gelo.
Perco-me na rua,
Só para mudar o roteiro.
Trajo roupas humildes.
Estudo uma profissão burguesa.
Utilizo uma mídia antiquada.
Penso na velocidade de um e-mail.

Para não anestesiar o meu medo
Tomo paixões como antídoto.
Inverto a noção de estado.
Esfacelo valores pequenos.
Trago a atmosfera no meu peito,
Atravesso as trevas negando o Nazaré
Inocente.
Viajo todo universo
Nas asas do meu pseudônimo.

Para não anestesiar o meu medo
Construo uma peça imaginária,
Onde os atores são eu mesmo.
Derramo meu pranto incomodo.
Satirizo alienados de peso.
Torno vermelho todo sangue azul.
Confecciono um castelo de cartas,
Para presentear meu amor platônico,

Para não anestesiar o meu medo
Assassinei o super-homem
Dentro de mim.
Libertei-me de ser o primeiro.
Aprendi está próximo com
O olhar distante.
Passei a valorizar cada pesadelo,
Como um sonho,
Cada sonho, uma realidade.
Da realidade fiz um medo
Encorajador...
A vida é um papel de parede

Basta.''

Luiz Fernando 



*** Zênite - Ponto mais alto da esfera celeste.